Usuário:  Senha:        Senha Usuário   |   Register
Banner
Prece ao Senhor Deus: "O Choro dos Oprimidos" Imprimir E-mail

(Editorial de Fevereiro de 2.009)

O MEU SENHOR, TODO PODEROSO, CRIADOR DO UNIVERSO E SENHOR ABSOLUTO DE TODAS AS COISAS; abençoai Deus Pai a todos aqueles que saem cedo para a labuta e que não tem medo de enfrentar a dia-dia da vida (verdadeiros heróis) mesmo contra todos os tipos de intempéries, pois o homem (criatura de Deus) é sempre superior ao tempo; e voltam ao anoitecer para seus lares exaustos pela lida do dia-dia, mas trazendo o pão nosso de cada dia para seus rebentos. Esses verdadeiros heróis anônimos, Senhor, são os oprimidos pela "Sociedade Dita Moderna", se é que isso é MODERNISMO, e consubstanciada pelo péssimos governantes.

Esses excluídos podem ser encontrados em qualquer lugar do Brasil, desde o Norte na nascente do rio Ailã, no monte Caburaí, no Estado de Roraima, ao sul no Arroio Chuí, no Estado do Rio Grande Sul, na fronteira com o Uruguai; a leste na Ponta do Seixas no Cabo Branco no Estado da Paraíba, ao Oeste nas nascentes do rio Moa na serra da Contamana no Estado do Acre, na fronteira com o Peru. No planeta Terra eles podem perambular em todas as latitudes e longitudes, desde os círculos polares até as regiões tropicais do planeta e, portanto, em toda a Biosfera.

Esses marginalizados Senhor, sofrem eternamente por não terem um lugar para morar, por não possuir um prato de comida em sua mesa e nem se quer uma roupa decente para se vestir. Olhai para os desamparados pela SOCIEDADE DO TER, onde campeia a abundância, a luxúria, o desperdício, o desamor e tantos outros pecados capitais. Confortai também aqueles que padecem pela falta de justiça tanto pela "SOCIEDADE MODERNA" como pelo ESTADO OMISSO E DESPREPARADO PARA GOVERNAR O SEU POVO. Ilumine a "CABEÇA" desses "cérebros" que ainda permanecem na escuridão e brincam de governar os seus povos por um desconhecimento de tudo que existe de NOBRE NA ARTE DE GOVERNAR OS POVOS QUE É A POLÍTICA.Senhor, orientai para que entre "ELES", os governantes, fomente uma agricultura de base para essa gente faminta, educação que posso livrar os povos desse ETERNO CATIVEIRO e UMA SAÚDE PELO MENOS RAZOÁVEL como recomendada pela Conferencia Mundial de Alma Ata (1.978) com o slogan SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2.000. Essas recomendações de Alma-Ata ainda não soaram nos ouvidos entupidos pelo cerúmen impactado do desamor dos nossos dirigentes políticos que ainda continuam SURDOS não dando ouvidos para OS CLAMORES DOS DESASSISTIDOS por eles mesmos, pois em pleno século XXI ainda continuamos assistindo nossas crianças eliminando vermes pelo nariz ou pela boca e com uma cavidade oral que faz "cortar" qualquer coração sensível; pela quantidade de dentes cariados, que estabelecem um sem número de sintomas ou doenças e até um comprometimento do seu crescimento. Quantas vezes Senhor nos deparamos com as nossas crianças que todos os meses chegam aos combalidos Serviços de Saúde (que de saúde mesmo nada tem, a não ser Doença e Morte), com ferimentos disseminados pela pele (impetigos, furúnculos, abcessos, etc.), resultantes da falta de vitamina A, e nós médicos, prescrevemos antibióticos com todos os seus efeitos colaterais, quando deveríamos prescrever alimentos como a cenoura e a beterraba que podem ser plantadas nos fundos de quintais de cada residência.

E por falar em médicos Senhor, olhai e iluminai essa turma de branco que muitas vezes pela falta de compromisso ético, altruístico, humanístico e social, contribuem cada vez mais para o alastramento dessa miserabilidade.

Os nossos políticos, Senhor, implantaram definitivamente a DITADURA DA ECONOMIA, numa democracia de "BRAÇOS E PERNAS QUEBRADAS", de políticos com mentes deturpadas onde qualquer cidadão pode dizer o que bem quer, mas que não pode morar, comer ou estudar onde se quer. Mostrai Senhor o caminho certo para aqueles que cultivam a MISÉRIA E A VIOLÊNCIA nos quatro cantos do planeta. Senhor, não se pode negar que A GLOBALIZAÇÃO como um processo em marcha, sem sobra de dúvida, veio pra ficar, mas "Eles" aproveitaram também para globalizar a exclusão social e com ela o analfabetismo, a miséria, a fome e a falta de amor; que destroem as perspectivas de uma vida digna e como conseqüência a decadência da espécie humana (semelhança do Criador) em todo o planeta Terra, numa verdadeira inversão de valores humanos morais e cristãos, infelizmente.

Iluminai Senhor essas CABEÇAS VAZIAS de afeto, de carinho, de compreensão e, sobretudo de AMOR, para que "ELES" possam libertar os seus povos do CATIVEIRO COLOCADOS POR ELES MESMOS, FOMENTANDO UMA POLÍTICA DE PERSPECTIVA DE VIDA PELO MENOS RAZOÁVEL PARA OS MARGINALIZADOS SEUS, E NOSSOS IRMÃOS.Senhor, esses oprimidos estão tão fracos e combalidos devido à fome geral e a fome de AMOR, que eles nem mais conseguem gritar; sendo esta a razão que tive depois de uma grande reflexão que fiz próximo da data do meu aniversário. Portanto, estou sendo o porta da voz dos que não tem voz, estou clamando por aqueles que nem tem coragem para expressar tal sentimento; até por que se eles pudessem gritar não seriam ouvidos, pois "ELES" ESTÃO TODOS SURDOS, OS NOSSOS DESGOVERNADOS GOVERNANTES.

Senhor, este é o apelo que te faço: me dê isto como presente de aniversário que ficarei eternamente grato a sua infinita BONDADE E SABEDORIA, diante de minha ínfima PEQUENEZ.

Maceió, 28 de julho de 2.008.

Profo Mário Jorge Martins.

Médico e Professor Adjunto de Saúde Coletiva da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – Brasil.

 

Últimas Notícias

Gripe suína será como pandemias do século XX
 

Estatística

Membros : 379
Conteúdo : 246
Links da Web : 141
Visualizações de Conteúdo : 175051